Quando falamos de reciclagem empresarial, existem muitos cenários que podem causar dúvidas nos empresários e responsáveis por essa área. Até que ponto o produtor do resíduo é responsável por ele no ciclo de reciclagem? 
A resposta é simples: Durante todo o processo, a diferença é que a partir da destinação essa responsabilidade é compartilhada com o parceiro responsável pela coleta e tratamento do resíduo. 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é uma das mais importantes legislações ambientais do Brasil e prevê em sua essência que os responsáveis pelo resíduo gerado em qualquer parte do processo de fabricação, comercialização e consumo de um produto são todos aqueles envolvidos no seu ciclo de vida, ou seja, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes e consumidores.

É importante notar que isso não significa que as ações desempenhadas para a diminuição do impacto ambiental dos resíduos sólidos sejam iguais para todos, mas sim que essa responsabilidade é compartilhada e que cada responsável deve fazer sua parte, no caso de empresas de qualquer porte ou segmento, ter um parceiro que cuide dessa etapa de coleta e destinação de resíduos é uma das melhores soluções para garantir a legalidade e fim correto para os resíduos. 

Por isso é importante saber a sua responsabilidade e dever dentro do ciclo de reciclagem, essa responsabilidade não pode ser adiada nem repassada, tem que ser você. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *