Qual a diferença entre reutilizar e reciclar?

Embora sejam bastante conhecidos, os conceitos de reciclagem e reutilização de resíduos ainda geram muitas dúvidas no que diz respeito à sua diferença. Vale lembrar que, ainda que diferentes, os dois processos são igualmente importantes para o meio ambiente e para gestão de resíduos. O objetivo é o mesmo: combater o desperdício de materiais e contribuir para a diminuição de resíduos nos aterros e a exploração nestes.

Reciclar: reprocessamento e produção de novos materiais
A meta é ‘re-ciclar’, ou seja, criar um novo ciclo de produção para o material. O que pode ser entendido também como o reprocessamento de um item com o intuito de produzir um outro produto útil. Importante também acrescentar que a compostagem também faz parte da reciclagem. Dentre os resíduos recicláveis por outros processos estão também vários tipos de papel, metal, vidro, tecido, plástico e mesmo componentes eletrônicos. Vale lembrar também que a coleta seletiva doméstica desempenha um importante papel nesse cenário.

Reutilizar: Neste processo, o item não é transformado em um novo produto, mas pode ser reaproveitado em diversas outras possibilidades de uso. Nesta reutilização, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Exemplo: papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, etc. O processo contribui, ainda, para reduzir a exploração de recursos naturais empreendida para a produção de novos materiais.

Contato

Rua Fransisco João Tobias, 160, Escalvados
Navegantes – SC, Cep: 88374-070

+55 47 3319 3655

contato@reciclaambientalsc.com.br

Recicla Ambiental © Copyright 2019 | Wi Propaganda

Todos os direitos reservados | Políticas de Privacidade